quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como "aramar" o seu Bonsai.

O uso do arame na modelagem do Bonsai causa as vezes alguma confusão entre os leigos. Eles pensam que para ser um Bonsai tem que ter sido aramado algum dia e não é raro pessoas  procurarem especialistas para "por ou passar" o arame em seu Bonsai.
O arame tem a função exclusiva de redirecionar ou reposicionar algum ramo. Pode ser que em um determinado estilo de Bonsai que você está trabalhando, algum ramo precisa de mudar a sua posição. De repente este ramo pode estar mais alto e é preciso abaixá-lo um pouco.
Neste caso passamos o arame em espiral neste ramo, depois forçamos o ramo um pouco mais para baixo e entre 3 a 6 meses retiramos o arame estando o ramo na posição desejada.
Este tempo "3 a 6 meses" varia de acordo com as espécies de plantas. Para algumas, 3 meses já é o suficiente para a modificação da posição e para outras são necessários até 6 meses ou mais.
Quais plantas estariam na faixa dos 3 e quais na faixa dos 6 meses?
Você não precisa saber exatamente que plantas são estas, mesmo porque você não deve deixar o arame na mesma posição por mais de 3 meses, pois poderia marcar ou "machucar" a casca do ramo por causa do aumento de sua espessura.
Já que você deve retirar o arame após estes 3 meses, verificará se o ramo ficou na posição desejada ou não e se precisar passe novamente o arame em outra posição do ramo para que não "machuque" a casca da planta, até que se atinja a posição desejada.
Que tipo de arame eu devo usar?
Você pode usar arame de alumínio, de cobre ou de metal por serem mais flexíveis e não enferrujarem. O arame de alumínio tem uma ressalva por ser muito "chamativo", já o arame de cobre ou de metal, se adequaria melhor por causa de sua cor.
Onde eu encontro estes arames ?
Você encontrará estes arames em casas que vendem "metais".  Você também pode comprar em depósitos de materiais de construção, fio elétrico de cobre e depois retirar a sua "casca". Talvez seja a sua melhor opção tendo em vista consumir pouco arame no início. Para retirar a sua "casca" ou desencapar o fio, você deve usar uma faca ou canivete, faça isto como se estivesse descascando cana.
Qual deve ser  a espessura deles?
É um pouco difícil de dizer qual a espessura do arame a ser adquirido, pois os ramos são muitos variados. Você pode comprar 3 espessuras de arame e se verificar que precisa de um mais grosso, mais fino ou intermediário, você compra depois.
Você pode comprar arames de 1 mm, 1,5 mm e de 2 mm de espessura. - Compre uns 2 ou 3 metros de cada um e se precisar de outros, compre depois.

1 comentários:

Titanium Wedding Rings | TITIAN ART IN TINY LEMBO
Find TITIAN ART IN TINY LEMBO TINY micro touch hair trimmer LEMBO LEMBO TINY LEMBO LEMBO LEMBO how much is titanium worth TINY titanium paint color LEMBO LEMBO LEMBO TINY LEMBO womens titanium wedding bands TINY LEMBO titanium legs TINY LEMBO TINY LEMBO TINY LEMBO LEMBO LEMBO TINY LEMBO TINY

Postar um comentário